Agência Panafricana de Notícias

Nações Unidas preocupadas com atos de violência em Sebha, no sudoeste da Líbia

Tripoli, Líbia (PANA) - A Missão de Apoio das Nações Unidas na Líbia (MANUL) manifesta-se preocupada com a violência na cidade de Sebha, no sudoeste da Líbia, pedindo a todas as partes desavindas para se absterem de ações suscetíveis de pôr em perigo a vida e destruir infraestruturas no país.

Num comunicado, a MANUL "advertiu da escalada da violência por forças armadas do sul e convida todas as partes a trabalharem para um acordo de cessar-fogo e promoverem esforços para o diálogo e a reconciliação ".

A Organização das Nações Unidas (ONU) felicita os líderes nacionais e locais que tomam medidas para buscar uma solução pacífica para o conflito mantendo-se disponíveis para continuar nesta dinâmica.

O sul líbio está confrontado com confrontos armados mortíferos entre tribos e grupos armados, precisamente em Sebha, a 800 quilómetros a sul de Tripoli.

Constantemente, desde a queda do regime de Muamar Kadafi, em agosto de 2011, grupos armados da oposição tchadiana e sudanesa baseados em Darfur (oeste do Sudão) fazem incursões nesta parte do território líbio, aproveitando-se da insegurança e da degradação do Estado líbio para saquear habitantes.

Fronteiriço de vários países africanos, como Tchad, Níger e Sudão, o sul líbio é uma região "fértil" para todos os tipos de tráfico, o que provoca cobiças e concorrência feroz entre grupos armados para o controlo desta zona.

-0- PANA BY/TBM/DIM/DD 14março2018