Agência Panafricana de Notícias

Nações Unidas determinadas a contribuir para solução no Sara Ocidental

Nouakchott, Mauritânia (PANA) – O Secretário-Geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, exprimiu esta sexta-feira a determinação da organização universal de contribuir para uma resolução pacífica da questão do Sara Ocidental, no termo duma audiência com o Presidente mauritano, Mohamed Ould Abdel Aziz.

O Secretário-Geral da ONU encontra-se desde quinta-feira à noite em Nouakchott para uma visita de trabalho de dois dias.

"Estou na região para discutir sobre a situação no Sara Ocidental. Amanhã, quero deslocar-me à MINURSO (Missão da ONU para a Organização dum Referendo no Sara Ocidental) para discursar aos refugiados sarauís", disse.

"Pretendo dar o meu apoio às negociações iniciadas para resolver este diferendo de longa data e favorecer as discussões para que os refugiados sarauís possam regressar ao Sara Ocidental com dignidade", sublinhou.

Ban afirmou que "fazer avançar as negociações sobre a questão do Sara reveste também duma grande importância para a Mauritânia, país que partilha a mesma cultura e laços familiares com os refugiados e que dá um importante apoio ao meu representante especial, Christophe Ross".

O responsável da ONU saudou "a posição de neutralidade positiva da Mauritânia, bem compreendida por todos os protagonistas".

A Mauritânia observa uma atitude de neutralidade no conflito do Sara Ocidental, ao ser considerada interessada pela solução deste conflito que dura há mais de 40 anos.

-0- PANA SAS/BEH/FK/TON 4março2016