Agência Panafricana de Notícias

Nações Unidas destroem produtos químicos na Líbia

Tripoli, Líbia (PANA) - A Missão das Nações Unidas na Líbia (UNSMIL) anunciou uma operação de destruição de 600 toneladas de produtos, combustíveis oxidantes e gasóleo para foguetões armazenados em entrepostos situados na cidade de Gharyane (oeste) próximo de zonas residenciais.

A operação de destruição destes produtos altamente tóxicos está a ser realizada com peritos onusinos e da Forças Aérea líbia em três fases, das quais duas foram concluídas, indica a UNSMIL num comunicado divulgado sábado.

Segundo o comunicado, a terceira fase atualmente em curso envolve a neutralização dos efeitos do combustível oxidante e do gásoleo dos foguetões, bem como das ogivas e dos motores de mísseis.

A missão onusina advertiu sobre os perigos que representam estes produtos que ameaçam a saúde e o ambiente, o que necessita apoio para livrar a zona destes produtos.

Desde fevereiro, a Líbia anunciou a destruição da totalidade do seu stock de armas químicas deixado pelo regime do ditador Muamar Kadafi destituído em 2011.

Em 2004, a Líbia tornou-se parte do tratado internacional que proíbe as armas químicas e aderiu à Organização para a Proibição das Armas Químicas (OPAQ) depois de iniciar a destruição das suas armas químicas.

-0- PANA/BY/BEH/FK/TON 06abril2014