Agência Panafricana de Notícias

Nações Unidas continuam negociações para cessar-fogo na Líbia

Tripoli, Líbia (PANA) - A Missão de Apoio das Nações Unidas para a Líbia (MANUL) afirmou quarta-feira à noite que ela vai continuar a sua mediação na perspetiva de alcançar um cessar-fogo e iniciar um diálogo entre os protagonistas para uma resolução política, asseguando que nenhuma solução pode ser imposta na Líbia pela força.

"No quadro do seu mandato de consultoria, apoio e contribuição para criar as condições conducentes a soluções pacíficas, a MANUL considera que a solução não pode ser imposta pela força", indica a missão onusina num comunicado.

Depois de enviar uma delegação para concertar com os beligerantes sobre um cessar-fogo, a MANUL denunciou todavia a intransigência dos protagonistas que se recusam a juntar-se aos esforços em curso para o fim das hostilidades.

Como resultado, o novo Parlamento decidiu quarta-feira pedir uma intervenção internacional para proteger os civis e as instituições do Estado líbio, e exigir a dissolução das formações armadas e outras brigadas não regulares.

Os combates continuam sem pausa em Tripoli desde 13 de julho último, apesar dos apelos repetidos das autoridades líbias, nomeadamente do Governo e do novo Parlamento para um cessar-fogo imediato e incondicional.

-0- PANA BY/IS/SOC/MAR/IZ 14ago2014