Agência Panafricana de Notícias

Nações Unidas condenam duplo ataque perpetrado na capital somalí

Mogadíscio, Somália (PANA) – A Missão das Nações Unidas na Somália (MANUSOM) condenou com “veemência” o duplo ataque perpetrado sábado último em Mogadíscio, a capital do país, um comunicado publicado no fim de semana.

Na nota, o representante especial do Secretário-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) para a Somália, Nicholas Haysom, afirmou que os ataques perpetrados em Mogadíscio representm «uma nova agressão cobarde contra o povo somalí e o seu direito inerente à paz e à dignidade ».

« Nós exortamos as autoridades somalis a não pouparem esforços para lutarem contra extremistas violentos, responsáveis por este crime horrível », prosseguiu.

Os dois ataques terão feito pelo menos 20 mortos e vários feridos, tendo sido reivindicados pelo grupo terrorista Al-Chabab, filiado na rede de Al-Qaeda, segundo a MANUSOM.

A primeira explosão ocorreu num ponto de controlo, próximo do Teatro Nacional. Um jornalista da televisão Universal TV, instalada em Londres (Inglaterra), e vários soldados terão sido mortos.

No comunicado, Hayom apresentou igualmente as suas condolências às famílias e aos amigos das vítimas e desejou rápidas melhoras aos feridos.

-0- PANA MA/NFB/JSG/FK/DD 24dez2018