Agência Panafricana de Notícias

Nações Unidas condenam bombardeamento contra hospital e escola perto de Tripoli

Tripoli, Líbia (PANA) – A coordenadora humanitária das Nações Unidas na Líbia, Bérangère Boell-Yousfi, exprimiu a sua firme condenação do bombardeamento “escandaloso” da escola Al-Alamain e do hospital de campanha Az Zawiyah, na zona do aeroporto, no sul de Tripoli, privando milhares de pessoas do acesso aos serviços de cuidados básicos.

Quatro médicos e um motorista de ambulância foram mortos e oito membros do pessoal médico ficaram feridos num ataque aéreo, sábado, contra um hospital de campanha situado na estrada do aeroporto, no sul de Tripoli, capital líbia.

Desde o início do conflito, em abril passado, 37 ataques no total contra o pessoal e as instalações de saúde foram registados, totalizando 11 mortos, 33 feridos e 13 ambulâncias afetadas direta ou indiretamente, revela um comunicado divulgado segunda-feira pela Missão de Apoio das Nações Unidas na Líbia (MANUL).

A educação de perto de 120 mil alunos foi afetada, desde o início do conflito, enquanto 27 escolas são agora utilizadas como abrigos para as famílias que fugiram das suas casas, indica a nota, que revela que “o último ataque contra a escola Al Alamin não causou felizmente vítimas, mas impede  as crianças de exercer o seu direito fundamental à educação, pedra angular da paz e do desenvolvimento”.

A comunidade humanitária continua a apelar a todas as partes em conflito a respeitar as suas obrigações, em virtude do Direito Internacional Humanitário e a pôr termo ao ataque contra os hospitais, as escolas e outras infraestruturas e pessoal civil, sublinhou a coordenadora humanitária citada pelo comunicado.

A nota orienta igualmente os serviços básicos devem ser prestados aos vários civis inocentes que dele necessitaram desesperadamente, já que "está em jogo a vida de milhares de pessoas".

As partes em conflito devem facilitar a passagem rápida e sem obstáculos de socorros humanitários imparciais, nomeadamente missões médicas, conclui a nota.

-0- PANA BY/JSG/MAR/IZ 29julho2019