Agência Panafricana de Notícias

Nações Unidas condenam ataques aéreos contra cidade líbia de Misrata

Tripoli, Líbia (PANA) - A Missão de Apoio das Nações Unidas na Líbia (MANUL) condenou domingo á noite, os ataques aéreos contra bases na cidade de Misrata (leste) perpetrados por aviões de caça das forças armadas leais no Governo líbio reconhecido pela comunidade internacional.

"A MANUL apela a todas as partes para a moderação tomando medidas corajosas a fim de parar este ciclo de violências que, se continuar, vai conduzir o país ao caos e a uma guerra", indicou a Missão num comunicado divulgado no seu site web.

Lembra aos que enveredam pela via militar que estão assim a contribuir ativamente para a criação de obstáculos a uma solução política consensual para a crise da Líbia que as suas ações violam as resoluções do Conselho de Segurança das Nações Unidas sobre a Líbia.

Raides aéreos foram levados a cabo domingo último contra posições de Fajr Libya (coligação de grupos armados) em Misrata (a cerca de 220 quilómetros ao leste de Tripoli, em représalias às ofensivas visando o terminal petrolífero de al-Sedra (leste) numa nova escalada da violência que abala o país.

A MANUL supervisiona um diálogo que agrupa os protagonistas líbios convocados para a 5 de janeiro próximo, exeto chefes de grupos armados que guerreiam unidades do Exército.

O diálogo entre as partes líbias em conflito obedece a um roteiro de paz baseado em três pontos, incluindo a formação dum Governo de União Nacional.

-0- PANA BY/TBM/MAR/DD 29dez2014