Agência Panafricana de Notícias

Nações Unidas condenam ataque de Daech contra Al-Fouqaha, no centro da Líbia

Tripoli, Líbia (PANA) – A Missão de Apoio das Nações Unidas na Líbia (UNSMIL) condenou com veemência o ataque mortífero perpetrado segunda-feira contra a cidade de al-Fouqaha, no centro da Líbia, soube-se de fonte segura em Tripoli.

A Missão apresentou as suas condolências às famílias das vítimas e exig a libertação imediata das pessoas raptadas e o seu regresso com toda segurança às suas famílias.

A UNSMIKL lembrou às partes líbias em conflito a sua obrigação de protegerem os civis e pediu-lhes para cessarem imediatamente de visar civis e bens de caráter civil em conformidade com o direito internacional humanitário.

A UNSMIL diz-se profundamente preocupada com a situação cada vez mais frágil em matéria de segurança no centro da Líbia e apelou aos Líbios para porem de lado as suas divergências e cooperarem a fim de conter a ameaça terrorista que mina a estabilidade e a segurança do seu país.

Qualificado de "brutal ato de vingança de Dash (Estado Islâmico)", o ataque perpetrado na madrugada de segunda-feira última fez cinco mortos civis, dos quais dois executados em público e pelo menos nove pessoas raptadas

Elementos de Daech, que constituem células adormecidas perpetram regularmente ações mortíferas apesar da derrota sofrida em dezembro de 2016 no seu bastião de Sirtes (450 quilómetros a leste de Tripoli).

-0- PANA BY/BEH/SOC/FK/DD 30out2018