Agência Panafricana de Notícias

Nações Unidas condenam ataque contra capacetes azuis tanzanianos na RD Congo

Kinshasa, RD Congo (PANA) - O chefe da Missão das Nações Unidas para a Estabilização na República Democrática do Congo (MONUSCO), Martin Kobler, condenou com firmeza a emboscada perpetrada contra capacetes azuis tanzanianos desdobrados na província de Béni para garantir a proteção da população.

« Eu gostaria de apresentar as minhas sentidas condolências às famílias das vítimas mortas na emboscada. Aproveito esta ocasião para exprimir a minha solidariedade aos feridos que vou visitar esta quarta-feira 6 de maio », sublinhou Kobler.

Segundo um comunicado da MONUSCO transmitido esta quarta-feira à PANA, a unidade tanzaniana da brigada da força de intervenção foi vítima duma emboscada na estrada do eixo Mavivi-Mayimoya na aldeia de Kiki, situada a 11 quilómetros a sul de Eringeti, provocando muitas vítimas do lado dos capacetes azuis.

Este é o segundo ataque perpetrado contra os capacetes azuis da MONUSCO no Grande Norte da RD Congo no espaço de 48 horas.

Na segunda-feira passada, um helicóptero das Nações Unidas com o comandante da força a bordo foi alvo de tiros que atingiram o reservatório de combustíveis, forçando o aparelho a efetuar aterragem de emergência.

-0- PANA SEG/BAD/BEH/FK/TON 06maio2015