Agência Panafricana de Notícias

Nações Unidas apelam a beligerantes na Líbia para apoiar cessar-fogo

Tripoli, Líbia (PANA) – A Missão de Apoio das Nações Unidas para a Líbia (MANUL) condenou vigorosamente o prosseguimento dos confrontos em Tripoli, apesar dos múltiplos apelos para um cessar-fogo imediato e a rejeição da violência para resolver as divergências políticas.

Num comunicado divulgado esta terça-feira, a MANUL denunciou também o aumento do número de mortos e feridos entre os civis e exprimiu a sua profunda preocupação face à penúria de produtos médicos e à deslocação de milhares de famílias, bem como às demolições e danificações da infraestrutura básica e à cessação das atividades económicas.

O comunicado denunciou igualmente o prosseguimento dos combates na província oriental e os danos sofridos pelos civis, bem como as agressões reiteradas contra os quartéis militares e da Polícia, bem como a utilização de aviões de caça nas operações militares.

A MANUL afirmou em coordenação com os parceiros internacionais, em contacto permanente com todos os protagonistas para chegar a um cessar-fogo, evitar o derramamento de sangue e resolver as divergências atuais politicamente.

A missão onusina exortou todo o mundo a interagir sem tardar com todos estes esforços envidados para desanuviar as tensões.

Uma delegação das Nações Unidas liderada pelo vice-representante especial do Secretário-Geral da ONU na Líbia, Ismaïl Ould Cheikh Ahmed, iniciou segunda-feira consultas com os beligerantes em Tripoli, com vista a chegar a um cessar-fogo e encontrar mecanismos da sua aplicação, lembre-se.

-0- PANA/BY/BEH/IBA/FK/IZ 12ago2014