Agência Panafricana de Notícias

NDI promove programa de educação sobre voto na Mauritânia

Nouakchott, Mauritânia (PANA) – O Instituto Nacional Democrático (NDI), uma organização norte-americana, anunciou a organização de um programa de educação sobre voto na Mauritânia de 17 a 22 de novembro, na perspetiva das eleições legislativas e autárquicas previstas para 23 de novembro e 7 de dezembro de 2013, soube-se de fontes seguras.

Este programa visa apoiar a sociedade civil mauritana com vista aos dois escrutínios e aumentar o interesse do público em relação ao exercício do voto .

Ele abrange três ONG nacionais - a Association des Femmes Chefs de Familles (AFCF), a SOS Pairs Educateurs e a Réseau National des Associations de Jeunes (RNAJ).

A campanha será marcada por uma série de manifestações como o uso de meios para fazer entender aos Mauritanos a importância de usar o seu direito de voto, a difusão nos médias de comunicações relativas ao voto, a difusão de canções compostas e interpretadas por artistas mauritanos, quiosque de informações sobre escrutínios eleitorais, peças de teatro comunitárias, entre outras.

Dez partidos da oposição radical e dois da oposição moderada decidiram boicotar estas eleições em protesto contra a agenda «unilateral do poder e a ausência de garantias de transparência».

-0- PANA SAS/AAS/CJB/TON 15nov2013