Agência Panafricana de Notícias

Multidões acolhem Presidente gambiano de regresso a Banjul

Banjul, Gâmbia (PANA) - O novo Presidente da Gâmbia, Adama Barrow, regressou quinta-feira a Banjul vindo de Dakar, no Senegal, tendo sido acolhido tumultosamente depois da partida em exílio, sábado último, do seu antecessor, o ditador Yahya Jammeh para a Guiné-Equatorial.

Milhares de Gambianos eufóricos vestiram camisolas com a efígie do Presidente Barrow e onde se podia ler "Gambia has decided" (Gâmbia decidiu), afluiram para o aeroporto de Banjul, brandindo igualmente bandeiras da Gâmbia ao som de batuques dançando para acolher o seu Presidente, aproveitando agora respirar o ar da liberdade.

O Presidente Barrow, de 51 anos de idade, chegou a banjul a bordo dum avião senegalês, tendo sido acompanhado em Dakar pelo seu homólogo senegalês, Macky Sall.

O Presidente Barrow prestou juramento quinta-feira última na Embaixada gambiana em Dakar, capital senegalesa, diante de Sherif Tambadou, presidente da Associação dos Tribunais de Gâmbia, pois Jammeh, de 51 anos de idade também, recusava-se a deixar o seu cargo tendo interposto um recurso no Tribunal Supremo impedindo assim o juiz em chefe e qualquer outro juiz de dar andamento a este processo litigioso.

O Presidente Barrow venceu as eleições de 1 de dezembro que pôs termo ao reinado de 22 anos de Jammeh, que logo depois do escrutínio que aceitara a derrota mas que mudou de opinião logo depois denunciando os resultados eleitorais alegando ter havido "irregularidades" no escrutínio.

Face a ese relutância, os dirigentes da África Ocidental reuniram igualmente tropas com o objetivo de forçar Jammeh que, desta feita, acabou por aceitar exilar finalmente na Guiné- Equatorial sábado 21 de janeiro depois duma outra mediação dirigida pelos Presidentes mauritano, Mohamed Ould Abdel Aziz, e da Guiné-Conakry, Alpha Condé.

-0- PANA MA/MTA/BEH/SOC/MAR/DD 27jan2017