Agência Panafricana de Notícias

Multas não bastam para controlar racismo no futebol, segundo responsável da FIFA

Lagos, Nigéria (PANA) – As multas não conseguiram eliminar o racismo no futebol, daí a necessidade de se elaborar uma nova estratégia para pôr termo a esta prática preocupante, segundo o responsável da Comissão de Luta contra o Racismo e vice-presidente da Federação Internacional de Futebol (FIFA), Jeffrey Webb.

"Devemos engajar as equipas, a federações-membros, algumas Organizações não Governamentais e grupos de pressão e aplicar sanções em caso de faltas consecutivas", afirmou Webb numa entrevista concedida ao site oficial da FIFA.

Webb, igualmente presidente da Confederação das Federações de Futebol da América do Norte, Centro e Caraíbas (CONCACAF), prometeu que a sua Comissão iria primeiro rever as sanções contra a discriminação e encetar depois um processo de educação, onde os jogadores, a grande comunidade do futebol e as ONG estarão envolvidos.

Ele reconheceu que não se fez esforços suficientes para controlar o racismo no futebol, acrescentando que os jogadores não foram bastante apoiados.

A comissão vai abordar e formalizar propostas mais concretas contra o racismo no futebol durante a reunião do Comité Executivo prevista para 20 a 21 de março corrente, disse.

-0- PANA SEG/ASA/FK/IZ 3março2013