Agência Panafricana de Notícias

Mulheres do ANC apoiam candidatura de Dlamini Zuma na liderança do partido na África do Sul

Cidade do Cabo, África do Sul (PANA) - A presidente cessante da União Africana (UA), Nkosazana Dlamini Zuma, foi proposta ao cargo de próxima líder do Congresso Nacional Africano (ANC), pelo movimento das mulheres deste partido no poder na África do Sul.

O ANC vai designar o seu próximo líder durante o seu congresso a decorrer, em dezembro próximo, para substituir o seu ex-marido, Jacob Zuma.

"Depois dum estudo minucioso e um exame mais amplo possível, consideramos que Nkosazana Dlamini Zuma tem o melhor perfil para ocupar este cargo", anunciou o movimento das mulheres (Women's League), num comunicado entregue domingo à PANA.

De acordo ainda com a Liga da Mulher do ANC, Dlamini Zuma tem a sua experiência e aura "reconhecidas e inscritas nas páginas da história do nosso país e além".

Dlamini Zuma terá o apoio do Presidente Zuma que é citado em vários escândalos. Zuma declarou antes que a África do Sul está pronta para eleger uma mulher na liderança do país.

O Vice-Presidente Cyril Ramaphosa será o mais temível adversário de Dlamini Zuma com o apoio que obteve no ano passado de diferentes sindicatos.

O ANC vai organizar uma manifestação para comemorar, em Soweto, o 105.º aniversário da sua criação. As festividades de domingo vão igualmente comemorar o 100.º aniversário do nascimento do antigo presidente do ANC, Oliver Tambo, morto em 1995.

-0- PANA CU/MA/ASA/BEH/MAR/IZ 08jan2017