Agência Panafricana de Notícias

Mulher eleita presidente da câmara de Port-Louis, nas Maurícias

Port-Louis, ilhas Maurícias (PANA) – Uma mulher vai dirigir a câmara municipal da capital, Port-Louis, pela primeira vez desde a independência das ilhas Maurícias em 1968, soube-se de fonte oficial.

Trata-se de Dorine Chukowry, de 41 anos de idade, até agora adjunta ao presidente da câmara, que sucedeu a Aslam Hosenally, seu antecessor, e vai dirigir esta cidade de cerca de 150 mil habitantes nos próximos dois anos.

"É um evento ímpar na história do Conselho Municipal de Port-Louis", disseram numerosas pessoas que vieram assistir, quinta-feira à noite, à sua prestação de juramento.

"Nunca me imaginei como a primeira mulher que se torna na presidente da câmara municipal", disse Chukowry, agradecendo ao mesmo tempo o apoio do líder do seu partido, o Movimento Militante Maurício (MMM), Paul Bérenger, também líder da oposição nas ilhas Maurícias.

Ela prometeu dar o melhor de si nestas novas responsabilidades que acabam de lhe aser confiadas.

Chukowry anunciou que a sua prioridade será a restauração do teatro de Port-Louis, o mais antigo desta parte do mundo, fechado desde 2008.

Disse também que vai prestar a sua atenção à gestão do problema de milhares de comerciantes ambulantes que invadem a capital ao longo do ano causando numerosos inconveniências nas ruas.

-0- PANA NA/JSG/CJB/DD 27dez2013