Agência Panafricana de Notícias

Mulher candidata-se às eleições presidenciais no Ruanda

Kigali- Ruanda (PANA) -- A senadora Alvera Mukabaramba, membro do Partido do Progresso da Concórdia (PPC), candidata às eleições presidenciais de 2003 no Ruanda, voltou a ser designada por esta formação política da oposição para a representar no escrutínio presidencial de 9 de Agosto próximo neste país da África Central.
Mukabaramba junta-se assim aos candidatos Jean Damascène Ntawuliryayo do Partido Social Democrata (PSD), Prosper Higiro do Partido Liberal (PL), e o Presidente cessante Paul Kagame, designado pela sua formação política, a Frente Patriótica Ruandesa (FPR, no poder) para disputar um segundo mandato de sete anos.
A nova candidata, que é pediatra de formação, é a única mulher que até agora cumpriu as condições exigidas para disputar a magistratura suprema do Ruanda.
Victoire Ingabire Umuhoza, uma outra mulher líder da oposição e presidente do Partido das Forças Democráticas Unificadas (FDU-Inkingi, ainda não reconhecido), anunciou igualmente a sua intenção de se ecandidatar às presidenciais ruandesas de 9 de Agosto próximo.
Cinco milhões 300 mil eleitores estão inscritos para estas eleições presidenciais, ou seja 56,6 porcento da população do país, segundo a Comissão Eleitoral Nacional (COMELENA).
As mulheres representam mais da metade dos efectivos em todas as instâncias de decisão no Ruanda, das quais 56,4 porcento no Parlamento.