Agência Panafricana de Notícias

Morrreu Pik Botha, chefe da diplomacia sul-africana durante Apartheid

Cidade do Cairo, África do Sul (PANA) – Pik Botha, figura política do regime de Apartheid, antes de integrar o Congresso Nacional Africano (ANC) com a libertação de Nelson Mandela da cadeia, faleceu na madrugada desta sexta-feira no seu domicílio, aos 86 anos.

Pik Botha, que tem o recorde de longevidade no posto de ministro sul-africano dos Negócios Estrangeiros, nasceu em 1932 e entrou na política em 1953.

Ele não tem nenhum laço de parentesco com o ex-Presidente P.W. Botha mas foi membro do seu Governo durante vários anos.

Nomeado ministro dos Negócios Estrangeiros, em abril de 1977, Pik Botha foi uma figura controversa no seio do Partido Nacional (PN, no poder), que endureceu as leis do regime de Apartheid por acreditar que a África do Sul seria um dia dirigida por um negro.

Ele desempenhou um papel crítico na conclusão do Acordo de Nkomati, em 1984, um pacto de não agressão entre a África do Sul e Moçambique, e jogou também um papel importante na resolução da guerra em Angola, abrindo assim a via para a Independência da Namíbia.

Na sequência das eleições multirraciais de 1994, Pik Botha integrou o Governo de Nelson Mandela como ministro da Energia e Minas de 1994 a 1996.

Ele retirou-se depois da vida política, mas em 2000 declarou abertamente o seu apoio ao Presidente Thabo Mbeki.

-0- PANA CU/MA/NFB/TBM/FK/IZ 12out2018