Agência Panafricana de Notícias

Morreu primeiro arqueólogo do Burkina Faso, Jean-Baptiste Kiethega

Ouagadougou, Burkina Faso (PANA)  - O primeiro professor titular em arqueologia e história do Burkina Faso, Jean-Baptiste Kiethega, faleceu quarta-feira, aos 73 anos de idade, soube a PANA esta quinta-feira junto da Universidade Joseph Ki-Zerbo.

« Morte do Professor Jean-Baptiste Kiethega no dia 5 de agosto de 2020. Após 38 anos de serviço na Universidade Joseph  Ki-Zerbo, o professor titular de arqueologia foi admitido à reforma em 2010”, escreveu a Universidade numa nota.

« Gostaria de saudar a memória dum docente, dum formador, dum defensor da história e da cultura burkinabe, o professor Jean-Baptiste Kiethega, primeiro arqueólogo do Burkina Faso”, escreveu por seu turno o porta-voz do Governo, Remis Dandjinou, que foi seu aluno.

Dandjinou sublinhou que os altos-fornos de metalurgia, estátua Mamio, a classificação de Loropeni no Património Mundial  são apenas uma pequena parte do trabalho titânico do seu laboratório.

Para o ministro da Cultura, Abdoul Karim Sango, Kiethega  faz parte dos mais brilhantes arqueólogos do continente africano.

« Ele deu muito ao setor da cultura através das suas numerosas obras. Ele contribuiu enormemente para o plano científico para a validação do dossiê de inscrição das ruínas de Loropeni no património mundial”,notou o governante burkinabe, antes de apresentar as suas condolências à sua família e ao mundo universitário.

-0- PANA TNDD/JSG/FK/IZ  06agosto2020