Agência Panafricana de Notícias

Morreu líder do movimento tuaregue independentista no Mali

Bamako, Mali (PANA) – Mamadou Djéri Maïga, vice-presidente do Movimento Nacional de Libertação de Azawad (MNLA), no Mali, e membro do Comité de Acompanhamento do Acordo de Paz saído do processo de Argel, faleceu segunda-feira à noite no hospital materno-infantil “Le Luxembourg de Bamako”, na sequência de uma curta doença, soube-se de fonte oficial.

Mamadou Djéri Maïga foi o porta-voz do MNLA durante a cerimónia de assinatura do Acordo de Paz e Reconciliação, a 20 de junho de 2015, em Bamako, e foi considerado como um dos homens mais radicais do movimento independentista maliano.

Este acordo, assinado entre o Governo maliano, os grupos armados do norte e a comunidade internacional, visa chegar a uma paz definitiva no Mali, após uma série de revoltas tuaregues exacerbadas, nos últimos anos, por ataques jihadistas no norte e no centro do país.

O MNLA, um dos principais grupos armados do norte do Mali, apoiado por jihadistas de todos os horizontes, ocupou o norte do país de abril de 2012 a janeiro de 2013, quando foi expulso numa operação conjunta das forças francesas Serval, hoje denominadas Barkane, e tropas malianas e da União Africana.

-0- PANA GT/JSG/SOC/FK/IZ 24out2018