Agência Panafricana de Notícias

Morreu jornalista camaronês Pius Njawe

Dakar- Senegal (PANA) -- O jornalista camaronês Pius Njawe faleceu segunda-feira nos Estados Unidos num acidente de viação, anunciou terça-feira o site dum jornal electrónico, Le Messager, de que era o diretor de publicação.
Pius Njawe, 53 anos, estava nos Estados Unidos desde sexta- feira passada para, entre outros motivos, assistir a um fórum organizado por Camaroneses da diáspora sobre "a mudança política nos Camarões em 2011".
De acordo com o jornal, o acidente surgiu quando o carro, estacionado, a bordo do qual se encontrava Pius Njawe, foi atingido por um camião numa auto-estrada, enquanto o seu condutor montava uma roda.
O jornalista camaronês, que se notabilizou pelas suas deceções em relação ao regime do Presidente camaronês, Paul Biya, morreu no local.
Nascido a 04 de março de 1957 em Babouantou, no departamento do Alto-Nkam, na região ocidental, Pius Njawe iniciou a sua carreira na comunicação como carteiro, de 1972 a 1974.
Ele criou o seu jornal Le Messager em Novembro de 1979 e, desde então, a sua vida foi uma luta feroz pelas liberdades e pelo respeito pelos direitos humanos que o levou 126 vezes à prisão, lê-se no seu site.
Hoje, Njawe é uma figura emblemática da imprensa camaronesa e africana e um feroz militante dos direitos humanos que se extinguiu.