Agência Panafricana de Notícias

Morreu grande figura da imprensa no Senegal

Dakar, Senegal (PANA) - O ex-presidente do Conselho Nacional de Regulamentação do Audiovisual do Senegal (CNRA), de 2012 a 2018, Babacar Touré, morreu na noite de domingo para segunda-feira, em Dakar, aos 69 anos, depois duma doença.

Formado em 1979 no Centro de Estudos em Ciência e Tecnologia da Informação (CESTI), ele foi um dos fundadores de Groupe Sud Communication em 1986, proprietário do jornal Sud Quotidien e da primeira estação de rádio privada no Senegal, Sud Fm, criada em 1994.

Toda a imprensa senegalesa prestou-lhe uma homenagem vibrante pelo seu papel no nascimento e no desenvolvimento da imprensa privada nacional e na criação do Sindicato dos Profissionais da Informação e Comunicação Social (SYNPICS, sigla em francês) em meados dos anos de 1980.

“Era um grande pan-africanista, alguém que se comprometeu com a PANA (Agência Pan-Africana de Notícias ). Ele deu o último suspiro para África”, declarou o diretor-geral da PANA, Babacar Fall, quando assistia ao levantamento do seu corpo.

-0- PANA AAS/BEH/MAR/DD 27julho2020