Agência Panafricana de Notícias

Morreu ex-chefe de Estado da Mauritânia

Nouakchott, Mauritânia (PANA)- O coronel Ely Ould Mohamed Vall, antigo chefe de Estado mauritano de transição (2005-2007), morreu esta sexta-feira em Nouakchott vítima de doença, soube a PANA de fontes concordantes.

Logo depois do anúncio desta notícia, agrupou-se uma multidão imensa diante da sua casa, situada perto do Palácio Presidencial, em Nouakchott.

"Inteletual brilhante", Ely Ould Mohamed Vall foi um oficial superior reformado formado na Academia Militar Real de Meknés (Marrocos) e titular duma licenciatura em direito.

Dirigiu a Direção Geral da Segurança Nacional (DGSN), serviços especiais, durante 18 anos, sob o regime de Maaouya Ould Sidi Ahmed Taya, e a transição do Conselho Militar para a Justiça e Democracia (CMJD).

Durante este período, a Mauritânia organizou um referendo constitucional consagrando o princípio democrático da alternância com a limitação a dois do número de mandatos do Presidente da República, a 19 de junho de 2006, e aboliu a censura contra os órgãos de imprensa.

Candidato derrotado às eleições presidenciais de 18 de julho de 2009, primo chegado do atual Presidente da República, Mohamed Ould Abdel Aziz, o coronel Ely Ould Mohamed Vall tornou-se num forte opositor ao regime deste último nos últimos anos.

-0- PANA SAS/BEH/MAR/DD 06maio2017