Agência Panafricana de Notícias

Morreu ex-Presidente nigerino

Niamey, Níger (PANA) - O ex-Presidente nigerino, o general Ali Saibou (1987-1993), morreu segunda-feira em Niamey aos 71 anos de idade, na sequência duma longa doença, anunciou a rádio nacional.

Exéquias nacionais serão organizadas terça-feira em Niamey e na sua aldeia natal de Dingazi-Banda, onde ele será inumado, indicou a mesma fonte.

Antigo ministro e chefe do Estado-Maior do Exército, o coronel Ali Saibou foi designado Presidente do Níger após a morte em Paris do general Seyni Kountché em novembro de 1987.

"Homem da resolução dos conflitos", como ele é chamado afetuosamente, Ali Saibou instituiu em 1990 o multipartidarismo no Níger sob a pressão das forças democráticas, dos sindicatos e das associações.

Após a organização duma conferência nacional soberana que durou 103 dias, ele foi privado do essencial do seu poder e confinado num papel protocolar durante o período transitório que desembocou no advento dos poderes democraticamente eleitos em 1993.

Doente durante muito tempo, o general Saibou viveu, desde a sua partida da chefia do Estado, na sua residência privada no centro de Niamey, realizando discretamente a sua tarefa de Grande Chanceler das Ordens Nacionais.

-0- PANA SA/TBM/SOC/MAR/TON 1out2011