Agência Panafricana de Notícias

Morreu embaixador da Espanha em Cabo Verde

Praia, Cabo Verde (PANA) – O embaixador da Espanha em Cabo Verde, Luiz Ignácio Boné Calvo, 64 anos, morreu este domingo, 01 de fevereiro, na cidade da Praia, vítima de uma paragem cardiorrespiratória, apurou a PANA na capital cabo-verdiana.

A representação diplomática espanhola, citada pela imprensa local, indicou que o embaixador ter-se-á sentido mal durante a manhã deste domingo.

O diplomata foi transportado de urgência para o Hospital Agostinho Neto, mas não resistiu e terá dado entrada naquela unidade de saúde já sem vida.

Ignácio Boné Calvo estava à frente da embaixada da Espanha desde finais de setembro do ano passado, altura em que substituiu no cargo o embaixador José Miguel Corvinos la Fuente.

O malogrado, formado em direito, era diplomata de carreira tendo já sido embaixador do seu país na República Democrática do Congo, Cônsul-geral em Montevideo (Uruguai), conselheiro das embaixadas de Espanha no Reino Unido e em Marrocos.

Antes de ser nomeado para chefiar a representação diplomática espanhola na cidade da Praia, Luiz Ignácio Boné Calvo desempenhava as funções de Chefe da secção de África Ocidental na Direção-Geral para África do Ministério dos Assuntos Exteriores de Espanha.

Os restos mortais do falecido seguirão na noite de segunda-feira para Espanha e, até que um novo embaixador seja nomeado, será o cônsul José Miguel Toledo a assumir interinamente a chefia da missão diplomática do seu país.

-0- PANA CS/IZ 01fev2015