Agência Panafricana de Notícias

Morreu correspondente da PANA no Botswana

Gaborone, Botswana (PANA) - O correspondente da PANA no Botswana, Meekaeel Siphambili, acaba de morrer, vítima de uma curta doença, anunciou à PANA quarta-feira em Gaborone um seu irmão.

Segundo o seu irmão, Mpilo Siphambili, Meekael morreu sábado último 0no Hospital Princess Marina, onde tinha sido internado uma semana antes, após uma curta doença.

"Estamos entristecidos com esta perda e estamos a transladar o seu corpo para o seu país natal (Zimbabwe) para o enterro em Esigodini, em Matebeleland (sudoeste)", disse Siphambili, acrescentando que o seu funeral se realiza nesta quinta-feira. 

Jornalista independente, natural do Zimbabwe e residente no Botswana,  Meekael escreveu para várias publicações durante a sua carreira como ilustrador.

Colaborou com alguns dos meios de comunicação mais conhecidos internacionalmente, incluindo a PANAPRESS, Inter Press Service (IPS), Africa Review, HonorSociety, Mmegi.

À medida que mensagens de condolências estiverem a afluir, colegas da corporação da imprensa estão chocados com a morte repentina de Meekael, carinhosamente conhecido como Mike.

"Vivia como um escritor, um contador de histórias, um escriba entre os teus pares. E agora você fechou os olhos numa outra terra, uma terra distante mas próxima, um lugar de esperança e eternidade", lamentava Ephraim Chapusa, editor da Strides Magazine. 

Numa mensagem de condolências, Babacar Fall, diretor-geral da PANAPRESS, frisou que Siphambili, que se juntou à família PANA há pouco mais de um ano, trouxe imediatamente novas perspetivas à cobertura do Botswana através do número e profundidade das suas publicações. 

Fall disse que os seus colegas do escritório inglês lhe prestaram uma brilhante homenagem, descrevendo a sua morte como "incrível, chocante e triste".

Ele também foi descrito como "uma espécie de força motriz no grupo", pois estava cheio de energia e tinha algo a contribuir para tudo o que estivesse a acontecer. 

"Os nossos pensamentos e orações estão com a viúva, seu filho, seus pais, seus irmãos e o resto da família nestes momentos difíceis que estão a passar", diz a mensagem à sua família.

"Por favor, aceitem as sinceras condolências da equipe PANAPRESS e que Deus lhes dê conforto", acrescentou.

Siphambili será enterrado nesta quinta-feira em Matabeleland, no sudoeste do Zimbabwe. 

Meekael deixa para uma esposa, um filho, dois irmãos e os seus pais. 

-0- PANA DRW/VAO/ASA/IS/CJB/DD  29jan2020