Agência Panafricana de Notícias

Morreu antigo vice-ministro camaronês

Yaoundé, Camarões (PANA) – O antigo vice-ministro da Economia e Finanças encarregue do Orçamento dos Camarões, Henri Engoulou, morreu aos 60 anos esta quinta-feira de doença no Hospital Central de Yaoundé enquanto ele foi processado pela Justiça por “desvio de fundos públicos”, soube a PANA de fontes seguras.

Henri Engoulou foi detido em janeiro de 2010 com o ex-ministro das Finanças, Polycarpe Abah Abah, Lydienne Eyoum, advogada deste Ministério, e Célestin Baleng Maah, oficial de Justiça.

Eles foram presos no quadro da operação « Gavião » lançada pelo Governo camaronês para lutar contra a corrupção e os desvios de fundos públicos.

Henri Engoulou tinha sido convocado na Polícia Judiciária em novembro de 2008 enquanto ele era secretário-geral do Ministério das Finanças e Orçamento para confrontar as declarações do ex-ministro das Finanças, Michel Meva’a M’Eboutou, por um caso relativo à cobrança duma dívida de quatro biliões de francos CFA (cerca de oito milhões 454 mil dólares americanos) junto do Banco de Investimento, Crédito e Poupança dos Camarões (BICEC).

-0- PANA EB/JSG/IBA/FK/TON 08maio2014