Agência Panafricana de Notícias

Morreu antigo general do Exército zimbabweano

Harare, Zimbabwe (PANA) – O general Solomon Mujuru, um dos líderes políticos mais influentes do Zimbabwe e ex-chefe das Forças Armadas, morreu esta terça-feira num incêndio acidental na sua fazenda perto da capital, Harare, soube a PANA de fontes oficiais.

O general Mujuru, esposo da Vice-Presidente Joyce Mujuru, era um próximo do Presidente zimbabweano, Robert Mugabe, e um membro influente do partido no poder, a ZANU-PF.

As circunstâncias da sua morte são vagas e a tese do acidente é privilegiada.

"Eu confirmo que ele (Mujuru) faleceu num incêndio acidental na sua fazenda esta manhã em Beatrice », declarou o porta-voz da ZANU-PF, Rugare Gumbo.

Mujuru assumiu a direção das Forças Armadas pouco após a ascensão à independência do Zimbabwe em 1980, em substituição do general Peter Walls, um oficial do Exército colonial a quem Mugabe pediu para permanecer após a independência do país.

Ele é considerado como o artesão da ascensão da sua mulher ao posto de Vice-Presidente em 2004 após divisões que provocaram uma cissão do partido no poder.

Mujuru preservou uma influência considerável no Exército Nacional apesar da sua aposentação e era uma figura chave na corrida à sucessão do Presidente Mugabe.

-0- PANA RS/SEG/FJG/JSG/FK/IZ 16agosto2011