Agência Panafricana de Notícias

Moçambique encerra 21 estabelecimentos comerciais por falta de higiene

Maputo, Moçambique (PANA) - A Inspeção Nacional das Atividades Económicas (INAE) de Moçambique encerrou, nas últimas duas semanas, 21 estabelecimentos comerciais, em todo o território nacional, por alegadamente não reunirem as condições mínimas de higiene e saúde.

A informação foi revelada pela inspetora-geral, Rita Freitas, em conferência de imprensa segunda-feira, em Maputo.

Segundo Freitas, o encerramento dos referidos estabelecimentos, com maior destaque para a área de restauração, é o culminar de 786 inspeções realizadas em todo o país, das quais 378 foram feitas no mesmo dia, em coordenação com as inspeções de segurança alimentar e económica da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

Freitas apontou o desrespeito pelas regras básicas de higiene, limpeza e saúde como sendo a principal irregularidade que continua a ditar a suspensão das atividades dos estabelecimentos fiscalizados.

“O maior número dos estabelecimentos que chegaram a totalizar 15 foram encerrados num único dia, no âmbito da operação inspetiva desencadeada pelas inspeções de segurança alimentar e económica da Comunidade dos Países da Língua Portuguesa”, disse.

Sem avançar dados concretos, a fonte acrescentou que a sua instituição continua a encontrar muitos produtos fora do prazo.

Considerou esta situação como sendo crítica, tendo assegurado que os devidos processos encontram-se em tramitação.

-0- PANA AIM/IZ 23maio2017