Agência Panafricana de Notícias

MIssão de observadores da UA na Gâmbia para legislativas

Banjul, Gâmbia (PANA) – Uma missão de observação da União Africana (UA), chefiada por Samuel Azu'ú Fonkam, presidente da Comissão das Eleições nos Camarões (ELECAM), encontra-se na Gâmbia para supervisionar a realização das eleições legislativas previstas para quinta-feira no mesmo país, soube a PANA esta terça-feira de fonte oficial.

Estes observadores eleitorais da ELECAM chegaram a Banjul a 22 de março, devendo ficar no país até a quatro de abril próximo, de acordo a fonte.

A UA declarou num comunicado que a missão é composta por 22 membros de órgãos diferentes de gestão das eleições no continente, nomeadamente dos Parlamentos nacionais e do Parlamento panafricano.

Dele fazem igualmente parte embaixadores africanos acreditados na UA em Addis Abeba, eminentes personalidades e membros da sociedade civíl de diferentes países africanos, de acordo com a fonte.

A missão é assistida pelo pessoal técnico da Comissão da União Africana, do Secretáriado do Parlamento Panafricano e do Instituto Eleitoral para a Democracia Durável em África ( EISA) baseado na África do Sul.

« O objetivo da missão é proceder a uma observação imparcial, independente e objectivo das eleições legislativas», indica o comunicado da UA.

-0- PANA MSS/VAO/NFB/DIM/27/DD 28março2012