Agência Panafricana de Notícias

Missão da ONU precoupada com situação no norte do Mali

Túnis, Tunísia (PANA) – O chefe da Missão Multidimensional Integrada das Nações Unidas para a Estabilização no Mali (MINUSMA), Mongi Hamdi, declarou-se preocupado com os distúrbios e a insegurança prevalecentes no no norte do Mali, apelando às partes em conflito para cessar imediatamente os atos de agressão e respeitar o acordo de cessar-fogo.

Hamdi falava no termo duma audiência com o primeiro-ministro maliano, com quem ele examinou a situação no norte do Mali e a importância da adesão de todas as partes à operação de paz sob a égide conjunta da Argélia e das Nações Unidas.

Ele exortou as partes a assinar, a 15 de maio corrente, o acordo de paz e reconciliação nacional para pôr termo à anarquia, à guerra e aos problemas e chegar a uma solução pacífica do conflito.

A equipa de mediação, liderada pela Argélia, também apelou a todas as partes para assinar o acordo de paz e reconciliação no Mali, nma cerimónia a ser organizada para este efeito em Bamako, para permitir a execução e a aplicação dos compromissos assumidos.

-0- PANA AD/IN/JSG/FK/IZ 7maio2015