Agência Panafricana de Notícias

Ministros dos Negócios Estrangeiros e Defesa da AMISOM reunidos em Djibuti

Djibuti, Djibuti (PANA) – O ministro somalí dos Negócios Estrangeiros, Abdisalam Omer, presidiu à reunião dos ministros dos Negócios Estrangeiros e da Defesa dos países-membros das forças da Missão de Manutenção da Paz na União Africana na Somália (AMISOM), anunciou o site de informações somalí “Chahid”.

A reunião agrupou os ministros dos Negócios Estrangeiros e da Defesa do Uganda, do Burundi, do Djibuti, da Nigéria, do Quénia e da Etiópia, precisou a mesma fonte.

O chefe da diplomacia somalí, citado pela mesma fonte, afirmou no seu discurso afirmou o compromisso da Somália de cooperar e coordenar com as forças africanas no território somalí para garantir o alcance dos objetivos previstos dos quais os mais importantes envolvem a eliminação dos grupos terroristas extremistas e o regresso da paz e da estabilidade ao país.

Chahid acrescentou que os participantes na reunião debateram sobre os melhores meios de reforçar as capacidades das forças armadas somalís a fim de que elas desempenhem o seu papel na preservação da soberania da Somália em todo o território nacional.

Por seu lado, o ministro nigeriano da Defesa, Mansur Dan Ali, anunciou que o seu país vai enviar forças à Somália para contribuir para a Missão da União Africana, indicando que estas forças vão contribuir para o restabelecimento da estabilidade na Somália e participar nas operações militares contra o movimento al-Shabab.

-0- PANA AD/IN/TBM/FK/IZ 29fev2016