Agência Panafricana de Notícias

Ministros do Interior do Grupo de Diálogo 5+5 examinam migração clandestina

Tripoli, Líbia (PANA) – A capital líbia, Tripoli, vai acolher de 13 e a 14 de Dezembro corrente a sétima reunião dos ministros do Interior do Grupo de Diálogo « 5+5 » dos países do Mediterrâneo Ocidental para coordenar e trocar pontos de vista sobre a questão da migração clandestina.

O Grupo de Diálogo 5+5 abrange os países do Mediterrâneo Ocidental, designadamente a Argélia, a Tunísia, a Líbia, Marrocos e a Mauritânia, para a margem sul, e Espanha, França, Itália, Malta e Portugal para a margem norte.

Esta reunião a decorrer sob o lema « O Desenvolvimento como Alternativa às Medidas de Segurança » discutirá igualmente o tráfico de drogas e a propagação do fenómeno do crime organizado bem como o terrorismo, indicou o presidente da Comissão de Informação desta sétima reunião dos ministros do Interior do Grupo 5+5, coronel Abdelwahab Abuhameira, citado pelo jornal semanal « Sabah Oyia » na sua edição desta quinta-feira em Tripoli.

O coronel Abdelwahab Abuhmeira, que falava numa conferência de imprensa organizada nas instalações da Direção Geral de Cooperação e Relações do Comité Popular Geral líbio da Segurança Pública, indicou que uma reunião preparatória de peritos e especialistas dos países-membros realiza-se esta sexta-feira na capital líbia para esboçar as ideias e determinar a agenda das discussões dos ministros do Interior do Grupo 5+5.

O Grupo de Diálogo 5+5 decidiu, no termo duma reunião de altos responsáveis dos países-membros organizada a 1 de Setembro de 2010, também em Tripoli, sob a presidência do guia líbio, Muamar Kadfi, promover a ação deste agrupamento regional transformando-o num instrumento político em benefício de todos os povos da bacia do Mediterrâneo.

Esta reunião consultiva abordou igualmente assuntos de grande interesse como a emigração clandestina, a segurança, a paz, a luta contra a poluição para preservar o Mediterrâneo e o ambiente e o alargamento do fórum 5+5 a +6 com a adesão do Egipto e da Grécia.

-0- PANA BY/FA/TBM/SOC/MAR/IZ 10Dezembro2010