Agência Panafricana de Notícias

Ministros de Defesa da UE debatem salvamento de migrantes no Mediterrâneo

Bruxelas, Bélgica (PANA) – Uma reunião dos ministros da Defesa de 28 Estados-membros da União Europeia (UE) realizou-se terça-feira última em Bruxelas para avaliar a operação marítima Eunavfor-Med de salvamento dos migrantes que partiram das costas líbias a bordo de embarcações inapropriadas com destino à Europa, soube-se de fonte oficial no local.

A Bélgica participa nesta operação com a fragata Léopold I, que conseguiu salvar 258 migrantes a bordo dum barco de traficantes ameaçado de naufrágio no Mediterrâneo ao largo da Itália, segundo um comunicado do ministro belga da Defesa, Steven Vandeput.

A embarcação dos traficantes transportava 258 pessoas, todas Subsarianas, das quais quatro mulheres e 196 crianças menores de idade, socorridas pela fragata Léopold I.

L'embarcation des trafiquants transportaient 258 personnes, tous des Subsahariens, dont quatre femmes et 196 enfants mineurs qui ont été tous recueillis à bord de la frégate Léopold Ier.

Os passageiros assim recuperados foram dirigidos para um porto na Itália donde serão enviados para um centro de registo e repartição de requerentes de asilo.

Dotada duma tripulação de 164 pessoas, a fragata Léopold I juntou-se, em outubro último, à operação Eunavfor-Med.

Os navios europeus que participam nesta operação podem « verificar, revistar, confiscar e desviar qualquer embarcação supostamente pertencentes a passadores.

-0- PANA AK/BEH/FK/DD 18nov2015