Agência Panafricana de Notícias

Ministros da Segurança da UEMOA analisam paz regional em Ouagadougou

Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) - Uma reunião dos ministros da Segurança da União Económica e Monetária da África Ocidental (UEMOA) sobre paz e segurança abre esta quinta-feira, em Ouagadougou, no Burkina Faso, anunciou na quarta-feira a organização.

O encontro faz parte da implementação do Plano de Ação para a Paz e Segurança no espaço da União adotado pela conferência dos chefes de Estado e de Governo da União em Dakar, a 05 de junho de 2016, de acordo com um comunicado da UEMOA.

Durante este encontro, serão examinados os últimos desenvolvimento da situação de segurança no espaço comunitário, bem como será adotado um projeto de acordo-quadro de cooperação no domínio de segurança e inteligência.

A reunião foi preparada por peritos que estiveram reunidos desde 24 de abril de 2018.

Criada a 10 de janeiro de 1994, em Dakar, a UEMOA tem oito Estados costeiros e do Sahel, ligados pelo uso de uma moeda comum, o Franco CFA, e por tradições culturais comuns.

Cobre uma área de três milhões, 506 mil e 126 quilómetros quadrados e uma população de 112 milhões de habitantes. A taxa de crescimento do PIB, a preço constante, é de sete porcento, segundo dados de 2015.

São Estados-membros da UEMOA o Benin, a Côte d'Ivoire, a Guiné-Bissau, a Guiné-Conakry, o Mali, o Níger, o Senegal e o Togo.

-0- PANA NDT/DIM/IZ 25abril2018