Agência Panafricana de Notícias

Ministros africanos e nórdicos dos Negócios Estrangeiros em conferência no Benin

Cotonou, Benin (PANA) – A 11ª conferência anual dos ministros dos Negócios Estrangeiros dos países africanos e nórdicos inicia-se esta segunda-feira em Cotonou, soube-se de fontes oficiais na capital económica beninense.

Promovida pela antiga ministra sueca dos Negócios Estrangeiros, Anna Lindh, a conferência constitui um quadro de intercâmbio entre os ministros africanos e nórdicos dos Negócios Estrangeiros sobre questões relativas à atualidade africana e internacional.

A consolidação da paz e da segurança em África, as infraestruturas e a energia para o desenvolvimento de África e a Cimeira das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável (Rio+2) figuram entre as questões inscritas na agenda desta 11ª sessão e que deverá abrir novos campos de cooperação entre os países nórdicos e os Estados africanos.

Após a quinta edição realizada em 2006 em Cotonou, o Benin alberga pela primeira vez as sessões desta conferência na qual são anunciados representantes da África do Sul, do Botswana, do Djibuti, do Gana, do Lesoto, do Mali, de Moçambique, da Nigéria , do Senegal e da Tanzânia, bem como os delegados da Dinamarca, da Finlândia, da Islândia, da Noruega e da Suécia.

-0-PANA IT/SSB/FK/TON 04junho2012