Agência Panafricana de Notícias

Ministro zimbabweano das Finanças exige inquérito sobre vendas de diamantes

Harare, Zimbabwe (PANA) – O ministro zimbabweano das Finanças, Tendai Biti, ordenou um inquérito sobre as vendas de diamantes no país, indicando que os dados das receitas eram nitidamente contraditórios.

Esta decisão segue-se às diferenças constatadas nos dados do mês de janeiro divulgados pelo Ministério das Finanças e pelo das Minas.

Biti declarou quarta-feira que o seu Ministério recebeu 62 milhões e 100 mil dólares de receitas das vendas de diamantes no mês de janeiro, enquanto o Ministério das Minas indicava que eles se estimavam em 174 milhões e 200 mil dólares.

O Ministério das Minas informou que 125 milhões e 800 mil dólares suplementares provenientes das vendas precedentes foram entregues ao Minsitério das Finanças, o que rejeitou Biti.

" Tendo em conta estas divergências, instruí desde então ao contabilista-geral e ao comissário-geral da Autoridade Fiscal do Zimbabwe para verificar os dados das transações sobre os diamantes recebidos até agora », disse Biti.

" Além disso, instei o controlador e auditor-geral a auditar os registros das empresas parapúblicas implicadas na venda dos diamantes », acrescentou.

O Zimbabwe, que descobriu recentemente importantes jazigos diamantíferos na região oriental, está sob restrições para a exploração e a comercialização destas pedras preciosas que seriam objeto de pilhagem geralizada por parte de altos responsáveis do Governo.

O Exército, que tem por missão proteger os novos jazigos, é igualmente acusado de matar centenas de pessoas que efetuam exploração ilegal das pedras preciosas.

-0- PANA RS/SEG/FJG/TBM/IBA/MAR/TON 17fev2011