Agência Panafricana de Notícias

Ministro senegalês do Comércio defende controlo da produção agrícola

Dakar, Senegal (PANA) – O ministro senegalês do Comércio, Amadou Niang, declarou esta sexta-feira em Dakar que desde 2006 o contexto mundial está particularmente marcado por um superaquecimento dos mercados dos produtos básicos e dos bens agrícolas.

Falando na abertura oficial das jornadas de animação científica dedicadas à Feira Internacional de Dakar (FIDAK) sob o lema « Agricultura: Pilar da Integração Económica Regional », o governante senegalês sublinhou a urgência para os países desenvolvidos e os países em desenvolvimento fazerem face à problemática em termos de disponibilidade e de controlo de todos os fatores da produção agrícola.

« Apesar do facto de que a produção não diminuiu substancialmente, existe uma falta de controlo do mercado e sobretudo dos preços e dos intervenientes não autorizados », afirmou Niang.

Segundo ele, o desenvolvimento da agricultura é duma grande importância para os países africanos.

O ministro senegalês do Comércio declarou que os países da África Ocidental escolheram viver juntos uma experiência de integração no quadro da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO).

-0- PANA DOU/AAS/FK/IZ 04março2011