Agência Panafricana de Notícias

Ministro francês da Cooperação esperado em Madagáscar

Paris, França (PANA) – O ministro francês encarregue da Cooperação, Henri de Raincourt, inicia sexta-feira uma visita de trabalho de 48 horas a Madagáscar durante a qual ele manterá um encontro com o Presidente da Alta Autoridade de Transição (HAT), Andry Rajoelina, soube a PANA esta quinta-feira em Paris de fonte oficial francesa.

Segundo o seu gabinete, De Raincourt encontrar-se-á em Antananarivo com o representante da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), Leonardo Simão, para lhe exprimir o apoio de França ao « roteiro » de saída da crise malgaxe elaborado pela sub-região.

« Henri de Raincourt vai igualmente reunir-se com os representantes locais do Grupo Internacional de Contacto (GIC) sobre Madagáscar (...), o primeiro-ministro, Camille Vital, o ministro dos Negócios Estrangeiros, Hippolite Ramaroson, o presidente do Congresso de Transição, Dolin Rasolosoa, bem como o responsável do Conselho Superior de Transição, André Resampa », precisou o gabinete ministerial numa declaração transmitida à PANA.

O programa da visita de trabalho do governante francês prevê, por outro lado, a inauguração das novas instalações da Escola Nacional da Magistratura e Escrivães e uma deslocação à representação nacional do Programa Alimentar Mundial (PAM).

No termo sa sua visita de trabalho, o ministro francês assinará uma convenção de apoio a diversas Organizações não Governamentais francesas e malgaxes, acrescentou o seu gabinete.

Por seu lado, a União Africana (UA) enviou quarta-feira a Antananarivo o Presidente cessante da União das Comores, Ahmed Abdallah Sambi, com vista a desbloquear as negociações em curso para sair da crise em que Madagáscar está mergulhado desde março de 2009 depois do derrube do Presidente Marc Ravalomanana.

-0- PANA SEI/JSG/FK/TON 17fev2011