Agência Panafricana de Notícias

Ministro da Informação encerra sede de partido da oposição na Serra Leoa

Freetown, Serra Leoa (PANA) - O ministro serraleonês da Informação e Comunicação, Mohammed Bangura, anunciou ter solicitado à Polícia o encerramento da sede do Movimento Democrático Unido (UDM, oposição) na capital, Freetown.

O ministro explicou ter dado esta ordem à Polícia, segunda-feira, depois da rejeição pelos responsáveis da UDM de pendurar o retrato do candidato às presidenciais do partido no poder, Samura Kamara, diante do edifício.

Bangura criou o UDM e foi o seu presidente, mas ingressou mais tarde no partido no poder, o Congresso para o Povo (APC), depois das eleições gerais de 2012.

Ele explicou à PANA ter deixado escritórios seus no edifício da UDM e que ele podia ordenar a expulsão do partido do edifício se os seus membros se recusassem a ceder.

O pastor Yunku Kanu, candidato às presidenciais pelo UDM, declarou-se dececionado pelo comportamento do ministro e convidou os membros do seu partido a resistir às tentativas de Bangura de os amordaçar.

"O UDM é um partido independente, não aderimos a nenhum partido político. Por conseguinte, não podemos deixar Mohamed Bangura vir aqui dar-nos ordens", declarou Kanu à PANA.

Os jovens da UDM prometeram tirar o retrato se for pendurado diante do prédio. A sede da UDM está encerrada desde segunda-feira.

-0- PANA MJN/MA/NFB/JSG/MAR/IZ 24out2017