Agência Panafricana de Notícias

Ministro da Cultura de Cabo Verde distinguido como “Personalidade do Ano” pela WOMEX

Praia, Cabo Verde (PANA) - O ministro cabo-verdiano da Cultura, Mário Lúcio Sousa, foi eleito “Personalidade do Ano” pela Feira Internacional da World Music (WOMEX) 2014, soube a PANA, quarta-feira, de fonte cultural.

O maior certame da world music justificou a entrega do prémio ao titular da pasta da Cultura do arquipélago devido às “contribuições inestimáveis para as artes e cultura cabo-verdiana e a crescente visibilidade de Cabo Verde no circuito da música do mundo".

Mário Lúcio Sousa, igualmente músico, cantor, escritor e poeta, manifestou-se “muito contente”, com esta distinção, porque, segundo ele, “é um reconhecimento do nosso trabalho”, mas também porque os prémios são referências e reconhecimento do contributo dado pelo país à música do mundo.

“Fico muito feliz também porque dá, nesse contexto, uma enorme visibilidade a Cabo Verde”, sublinhou.

Mário Lúcio Sousa fez questão de dedicar o prémio “ao Estado de Cabo Verde e às suas gentes”, na medida que ele considera que apenas tem desempenhado o seu papel “para que o mundo conhecesse o que já vem sendo feito, por outros atores culturais”.

Na edição deste ano, a WOMEX distinguiu também a fadista portuguesa Mariza com o prémio “Artista do Ano”, enquanto a produtora discográfica alemã Glitterbeat recebeu o prémio de “Editora do Ano”.

A entrega dos prémios deste ano da WOMEX, uma plataforma internacional em rede para a indústria da world music, terá lugar de 22 a 26 de outubro em Santiago de Compostela, na Espanha.

-0- PANA CS/TON 04set2014