Agência Panafricana de Notícias

Ministro belga da Cooperação aguardado no Burkina Faso para visita de trabalho

Bruxelas, Bélgica (PANA) – O ministro belga da Cooperação para o Desenvolvimento, Alexander de Croo, desloca-se-á de 5 a 7 de janeiro de 2016 ao Burkina Faso para uma visita de trabalho, anuncia um comunicado oficial do Governo belga.

Este anúncio foi feito pouco após a proclamação dos resultados oficiais das eleições presidenciais realizadas domingo último neste país ganhas por Roch Kaboré, sendo assim eleito Presidente da República do Burkina Faso para um mandato de cinco anos.

Neste comunicado, o ministro belga dos Negócios Estrangeiros, Didier Reynders, e o seu colega da Cooperação, Alexander de Croo, felicitam o Presidente burkinabe eleito bem como o povo burkinabe pelas eleições « abertas e transparentes » de 29 de novembro último.

A visita ao Burkina Faso do ministro belga da Cooperação para o Desenvolvimento marcará o restabelecimento da cooperação entre os dois países, após suspensa há vários anos por iniciativa da Bélgica sob o regime do Presidente Blaise Compaoré, derrubado por uma revolta popular a 31 de outubro de 2014 após 27 anos de poder ditatorial..

Segundo o comunicado, a Bélgica pretende apoiar o Burkina Faso « de forma estrutural no seu desenvolvimento democrático e socioeconómico ».

O ministro belga da Cooperação far-se-á acompanhar pelo secretário de Estado para o Comércio, Pieter de Crem, bem como por vários empresários, precisa a nota.

-0- PANA AK/BEH/FK/DD 3dez2015