Agência Panafricana de Notícias

Ministra rwandesa promete combater abuso de drogas e prostituição entre jovens

Kigali, Rwanda (PANA) – A recém-nomeada ministra rwandesa do Género e Promoção da Família, Solina Nyirahabimana, prometeu terça-feira apoiar a campanha nacional de luta contra o narcotráfico e a prostituição, especialmente entre os jovens.

"Estou consciente de que a prostituição é um problema sério já que ela afeta atualmente os costumes da sociedade", declarou Nyirahabimana, aos jornalistas em Kigali.

O Governo do Rwanda desenvolveu uma estratégia para combater o tráfico e o abuso de drogas com a criação de centros de reabilitação para os toxicodependentes e formação profissional para os antigos toxicómanos.

Segundo a Polícia, o Rwanda poderá facilmente tornar-se num país de trânsito para os traficantes de drogas por causa das suas fronteiras porosas, enquanto países vizinhos como a Tanzânia e a República Democrática do Congo (RDC) foram identificados como os principais portões de entrada para os traficantes de drogas.

Rwanda considera a prostituição um crime e os trabalhadores deste setor estão sujeitos a uma multa de até 500 mil francos rwandeses (cerca de 568 dólares americanos) ou uma pena de seis meses a dois anos de prisão.

-0- PANA TWA/AR/ASA/DIM/IZ 24out2018