Agência Panafricana de Notícias

Mindelense vence campeonato nacional de futebol de Cabo Verde

Praia, Cabo Verde (PANA) - O Clube Sportivo Mindelense, da ilha de São Vicente, sagrou-se, sábado, 01 de junho,  campeão nacional de futebol de Cabo Verde, ao derrotar a equipa salense Oásis Atlântico por 3-1, em jogo da final da prova disputado no Estádio Marcelo Leitão, na ilha do Sal, apurou a PANA de fonte segura.

Com mais esta vitória, o Mindelense, o clube mais titulado do arquipélago cabo-vediano, agora com 22 títulos, recupera a liderança do futebol cabo-verdiano, já que, nas duas ultimas temporadas, o Sporting da Praia (2016-2017) e a Académica da Praia (2017-2018) foram os vencedores da prova máxima de clubes no pais.  

No jogo decisivo, o Oásis Atlântico, clube que, logo no segundo ano da sua fundação, atingiu a final do campeonato, foi a primeira equipa a marcar no primeiro minuto da segunda parte, por intermédio de Catchupa.

No entanto, o Mindelense reagiu de pronto e, aos 52 minutos, o seu avancado Pibip fazia empate, aproveitando um cruzamento para cabecear a bola para o fundo da baliza.

Cinco minutos depois, Papalêlê aproveitou um cruzamento, após marcação de um pontapé de canto, para fazer reviravolta no marcador.

Já no último minuto do tempo regulamentar, Papalêlê fechou a contagem com um forte remate de fora de área, fixando o resultado final em 3-1, a favor do Mindelense.

Na cerimónia de entrega de troféus, o técnico do Mindelense, Rui Alberto Leite, recebeu a distinção de melhor treinador da provo,  enquanto Keven do Celtic da Praia foi distinguido como melhor guarda-redes da prova.

O premio do melhor marcador do campeonato foi para  Patchik, do jogador do Ultramarina, de São Nicoalu, com oito golos.

O avançado do Mindelense, Papalelé , autor de dois golos da final, foi eleito melhor jogador do campeonato de Cabo Verde 2018-2019.

O capitão Toy Adão recebeu das mãos do Presidente da Republica, Jorge Carlos Fonseca, a Taça de Campeão de Cabo Verde, o quarto conseguido  em sete finais.

A equipa vice-campeã do Oásis recebeu o taca fair-play do campeonato.  

Esta foi a 56.ª edição do campeonato de Cabo Verde, dominado pelas equipas de São Vicente  com um total de 28 títulos conquistados. Seguem-se as formações de Santiago Sul com 22.

As outras seis edições foram conquistadas por equipas das regiões desportivas do Fogo e Maio, com uma cada, e Sal e Boavista, com dois campeões cada, sendo que o último a intrometer-se entre São Vicente e Santiago Sul foi o Sal-Rei da Boavista, em 2004.

-0- PANA CS/DD 02jun2019