Agência Panafricana de Notícias

Militantes antiesclavagistas manifestam-se na Mauritânia

Nouakchott, Mauritânia (PANA) - Uma marcha de protesto realizou-se quinta-feira diante do Ministério da Justiça em Nouakchott para a libertação de uma dezena de abolicionistas detidos, constatou a PANA no local.

Várias dezenas de apoiantes da iniciativa de Resurgimento do Movimento Abolicionista (IRA) na Mauritânia participaram nesta marcha destinada a reclamar pela soltura dos seus camaradas.

Entre estes prisioneiros figura o líder do movimento, Biram Ould Dah Ould Abeid, candidato derrotado nas eleições presidenciais de junho de 2014 e Prémio das Nações Unidas (ONU) para os Direitos Humanos em 2013.

Durante a manifestação, os militantes ostentaram bandeirolas exigindo "a libertação imediata das ativistas antiesclavagistas detidos pela sua opinião".

Os responsáveis e militantes da IRA foram capturados a 08 de novembro último durante uma caravana denunciando "a escravidão predial e o açambarcamento das terras" no sul da Mauritânia.

Os reclusos estão a ser perseguidos por várias acusações entre as quais a formação e a administração duma organização não autorizada.

-0-PANA SAS/BEH/IBA/MAR/DD 05dez2014