Agência Panafricana de Notícias

Militantes abolicionistas dispersos em Nouakchott

Nouakchott, Mauritânia (PANA) – Uma manifestação de militantes abolicionistas foi dispersa quinta-feira para vários lugares na cidade de Nouakchott por unidades de polícia anti-motim, constatou a PANA.

Militantes da Iniciativa de Ressurgência do Movimento Abolicionista (IRA), movimento anti-escravagista da Mauritânia, reclamam pela libertação de Biram Dah ould Abeid, seu líder, eleito deputado nas legislativas de 01 de setembro de 2018, mas em detenção preventiva desde a 13 de agosto último devido a uma queixa depositada por um jornalista que o acusa de "violência e ameaças".

Os manifestantes tentavam sobretudo agrupar-se diante da sede da Assembleia Nacional coincidindo com a apresentação, na mesma hora, da Declaração de Política Geral (DPG) do primeiro-ministro Ahmed Salem ould Bechir, na casa das leis mauritanas.

Para os dispersarem, elementos das unidades de polícia anti-motim utilizaram porretes e granadas lacrimogéneas para descongestionar as vias conducentes à Assembleia Nacional.

Biram Dah ould Abeid, conhecido como militante antiesclavagista, recebeu o Prémio das Nações Unidas (ONU) para os Direitos Humanos em 2013.

Foi candidato derrotado nas eleições presidenciais mauritanas de junho de 2014.

-0- PANA SAS/BEH/SOC/CJB/DD 23nov2018