Agência Panafricana de Notícias

Mil soldados das forças especiais desdobrados para encontrar alunas raptadas na Nigéria

Lagos, Nigéria (PANA) - O Exército nigeriano desdobrou dois batalhões de tropas e mil soldados das forças especiais no Estado de Borno, no norte do país, para encontrar e salvar mais de 200 meninas raptadas há três semanas no seu liceu público em Chibok, na mesma região, soube-se de fonte oficial no local.

A informação foi prestada pelo principal conselheiro especial do Presidente da República para Assuntos Públicos, Doyin Okupe, em entrevista à Televisão Pública terça-feira durante a qual revelou os esforços envidados para salvar as meninas.

Declarou que o Exército efetuou 250 saídas na floresta de Sambisa, base da seita islamita Boko Haram que reivindicou o rapto destas alunas, para as encontrar utilizando material especial de exploração.

Rejeitou as alegações segundo as quais o Governo federal não se preocupa suficientemente com o rumo das mesmas porque o Presidente (da República, Goodluck Jonathan) não fez comentário público sobre a questão há mais de duas semanas.

O conselheiro do chefe de Estado confirmou igualmente que o Presidente Jonathan está informado sobre o recente rapto de oito meninas igualmente em Borno e que algumas medidas foram tomadas neste sentido.

Nos últimos dias, os Estados Unidos propuseram a sua ajuda à Nigéria na busca das meninas levadas a um destino desconhecido, oferta aceite pelo Presidente nigeriano.

-0- PANA SEG/ASA/TBM/MAR/DD 07maio2014