Agência Panafricana de Notícias

Mil observadores para eleições presidenciais na Mauritânia

Nouakchott, Mauritânia (PANA) - Cerca de mil observadores nacionais e estrangeiros serão desdobrados na Mauritânia para as eleições presidenciais de sábado, 21 de junho, soube sexta-feira a PANA de fontes oficiais.

O Observatório Nacional de Supervisão das Eleições (ONSE) estará presente com 712 elementos, dos quais 297 em Nouakchott e 415 nas outras regiões da Mauritânia, segundo o seu presidente, Taki Ould Sidi.

Os observadores estrangeiros (cerca de 200) representam a União Africana, a Organização Internacional da Francofonia (OIF), a Liga dos Estados Árabes (LEA) e as ONG de alguns países vizinhos.

A Missão de Observação Eleitoral da União Africana (cerca de 50 elementos) é liderada pelo antigo primeiro-ministro tunisino, Beji Caid Essebsi.

Os observadores da OIF são dirigidos pelo presidente do Tribunal Constitucional do Benin, Théodore Holo.

Observadores foram igualmente delegados pela Organização da Conferência Islâmica (OCI) e ONG de diferentes países africanos.

As eleições presidenciais de sábado são boicotadas pelos principais líderes da oposição histórica.

Cinco candidatos disputam as eleições, incluindo o Presidente cessante, Mohamed Ould Abdel Aziz, e uma mulher, Lalla Mariam Mint Moulaye Idriss.

Os outros candidatos são Ibrahima Moctar Sarr, Birame Ould Dah Ould Abeid e Bodiel Ould Houmeid.

-0- PANA SAS/JSG/MAR/TON 20junho2014