Agência Panafricana de Notícias

Mil migrantes salvos ao largo da Líbia

Tripoli, Líbia (PANA) – Os guardas costeiros italianos anunciaram que eles participaram, quarta-feira última, no salvamento de mil imigrantes, dos quais várias mulheres e crianças a bordo de pequenos barcos ao largo das costas da Líbia invadidas, nestes últimos dias, por migrantes que se deslocam à Europa.

Os imigrantes, que estavam a bordo de seis barcos pneumáticos e um de pesca de madeira, foram socorridos por navios italianos e navios de guerra alemão, esloveno e britânico que operam no quadro da operação europeia « Sofia » para lutar contra os passadores de clandestinos, precisaram os guardas costeiros italianos que coordenam as operações de salvamento no Mar Mediterrâneo.

Eles acrescentaram que os migrantes foram transferidos para dois navios, um italiano e outro norueguês no quadro da missão europeia de controlo de fronteira europeia « Frontex » no seu caminho para a costa italiana.

Mais de 500 mil migrantes e refugiados chegaram às costas da Europa desde o início deste ano, segundo o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR).

Quase duas mil e 980 pessoas afogaram-se ou foram dadas como desaparecidas ao atravessar o Mar Mediterrâneo este ano.

-0- PANA BY/IS/FK/TON 29out2015