Agência Panafricana de Notícias

Mil 400 prisioneiros indultados no Mali

Bamako, Mali (PANA) - Cerca de 486 prisioneiros acabam de ser indultados pelo Presidente maliano, Ibrahim Boubacar Keita, o que eleva a mais de mil 400 o número de detidos beneficiários duma liberdade parcial ou total da sua pena num ano, indica um comunicado divulgado domingo pelo Ministério maliano da Justiça.

A 20 de janeiro último, 360 prisioneiros foram indultados e mais de 596 em setembro de 2016, indica a nota.

Os detidos foram indultados devido à sua boa conduta e à natureza da infração cometida, indica o comunicado, frisando no entanto que traficante de armas, pedófilos, violadores e raptores de crianças não são abrangidos por estas medidas de clemência.

O comunicado explica igualmente esta medida pela preocupação de se descongestionar as celas e humanizar e tornar social o ambiente prisional.

O ministro maliano da Justiça trabalha atualmente na elaboração duma Política Nacional Penitenciária e de reinserção socioprofisional a ser submetido brevemente ao Governo, acrescentando que esta plataforma vai garantir uma gestão ótima da arquitetura prisional, tendo em conta a situação penitenciária e judicial dos detidos.

-0- PANA GT/JSG/MAR/DD 8maio2017