Agência Panafricana de Notícias

Migrantes beninenses transferem cerca de $ 140 milhões

Paris, França (PANA) – Migrantes beninenses na Nigéria, no Togo e em França transferiram em 2012 para a sua pátria cerca de 139,8 milhões de dólares americanos, segundo um estudo da Conferência das Nações Unidas para o Comércio e Desenvolvimento (CNUCED) a que a PANA teve acesso sexta-feira.

Realizado nos 48 Países Menos Avançados (PMA) do planeta, o estudo precisa que os migrantes beninenses transferiram, em 2010, para o Benin 87,4 milhões de dólares americanos da Nigéria, 28,4 milhões de dólares da França e 24 milhões de dólares do Togo.

Segundo a CNUCED, as transferências servem no Benin, como noutros PMA, para financiar as despesas de produtos alimentares, do alojamento, da escolarização e da saúde.

Eles permitem, em alguns casos, criar micro-projetos suscetíveis de favorecer a diversificação das fontes de rendimentos das famílias.

Cerca de 27 biliões de dólares americanos foram transferidos por estes cidadãos em 2011 para os 48 PMA, sublinha o estudo da CNUCED que classifica o Sudão, a Etiópia, o Lesoto, o Senegal e o Togo entre os principais beneficiários destas arremessas.

-0- PANA SEI/JSG/CJB/DD 28dez2012